Fazendo analogia do partido político com o exército, já que ambos são organizações de combate, pode-se dizer que, das cinco secretarias funcionais do PT, duas são unidades táticas (de combate): a de Mobilização e a de Comunicação; e três são unidades de apoio (adestramento e logística): a de Formação Política, a de Organização e a de Finanças.
As secretarias táticas, de Mobilização e Comunicação, são a linha de frente do partido. A de Mobilização equivale ao que representa num exército a infantaria, que faz o combate direto, corpo a corpo, na sociedade. Já a secretaria de Comunicação equivale no partido à artilharia, que faz o combate à distância, valendo-se das mídias impressa e eletrônica.
As três secretarias de apoio têm a função de prover meios para a atuação das secretarias táticas. A de Formação Política prepara o militante para atuar na mobilização e na comunicação, provendo-lhe de meios conceituais de análise e informações para a defesa do partido e suas causas no debate de ideias que irá fazer junto aos trabalhadores. A secretaria de Organização distribui tarefas de acordo com a aptidão de cada militante e provê os meios materiais necessários para cada atividade. E a secretaria de Finanças arrecada e provê recursos financeiros para o custeio da infraestrutura e dos meios usados pelas outras secretarias em suas atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.