quarta-feira, 14 de maio de 2014

Capítulo 1 - Conceitos básicos de Administração.

Da Parte 1 do Projeto Ação PT de Diretório Zonal

Chama-se Organização, uma unidade social - um grupo de pessoas - deliberadamente estruturada e orientada para alcançar determinados fins.

O PT é uma organização.

Toda organização tem objetivos cuja perspectiva de serem alcançados são de curto, médio ou longo prazo.

Objetivos que definem a relação de longo prazo da organização com seus clientes ou usuários são chamados Missões ou Negócios.

A missão do PT é organizar e dirigir a luta política dos trabalhadores brasileiros pelo Socialismo Democrático.

À capacidade de uma organização de realizar seus objetivos, chama-se Eficácia.

Recurso é tudo que pode ser usado para viabilizar as ações destinadas à realização dos objetivos de uma organização.

Em qualquer organização, as pessoas são o principal recurso, indispensável para o emprego de todos os demais, como o tempo e os recursos financeiros, materiais, tecnológicos.

Eficiência é a capacidade de uma organização de obter o máximo de resultados com o mínimo de recursos.

Toda organização regida por um regulamento que estabelece os direitos e deveres dos seus membros é uma Burocracia.

O PT é uma burocracia.

Ao processo de decisão sobre quais são os objetivos de uma organização, sobre o que fazer para alcança-los e sobre como empregar os recursos disponíveis na realização das ações estabelecidas, chama-se Processo Administrativo ou, simplesmente, Administração.

O Processo Administrativo divide-se em quatro etapas: Planejamento, Organização, Direção ou Liderança da Execução e Controle.

Planejamento é a definição dos objetivos e das ações necessárias para alcança-los, considerando os recursos disponíveis.

Organização é a distribuição de recursos, segundo algum critério, para a realização das ações planejadas. É a divisão do trabalho, a definição de quem faz o que, quando, onde e com que meios.

Direção ou Liderança da Execução é a influencia exercida sobre os membros de uma organização para que realizem as tarefas que lhes são designadas, conforme as orientações estabelecidas.

Controle é a avaliação permanente da qualidade e dos resultados da execução de cada tarefa.

As duas consequências naturais da divisão do trabalho, no processo de organização, são a Hierarquização e a Departamentalização

Hierarquização é a distribuição da autoridade e da responsabilidade com o objetivo de tornar o comando da organização mais eficaz. 

Departamentalização é a criação de unidades especializadas na realização de determinadas tarefas, com o objetivo de elevar a qualidade da execução do trabalho. Estas unidades são chamadas de "departamentos". Departamentalizar é dividir a organização em departamentos.

(atualizado em 2-9-2015 e em 5-11-2015)



<<< Página anterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.