segunda-feira, 19 de maio de 2014

Capítulo 2 - Dever dos dirigentes: Mobilizar o partido para mobilizar a classe trabalhadora.

Da Seção 3 da Parte 2 do Projeto ação PT de Diretório Zonal

Partido militante é partido mobilizado e mobilizador. É aquele que se mobiliza permanentemente para mobilizar as massas na luta pela conquista dos seus objetivos. Mobilizar é provocar ação, imprimir movimento. Quando o PT diz, nas resoluções dos seus congressos e encontros nacionais, que quer ser um partido militante, é justamente porque sabe que, sem a ação decidida das massas contra o domínio político da burguesia, o socialismo democrático nunca poderá ser realizado; e que a ação das massas capaz de impulsionar este projeto, depende da força indutora de um partido que lhe organize e dê direção.

Se o partido é o agente mobilizador das massas, o agente mobilizador do partido tem que ser, necessariamente, a direção partidária. Não existe partido militante, sem direção militante. Se a direção partidária não for militante, a base partidária tampouco o será. É a direção quem detém a autoridade política, o poder administrativo e o controle dos recursos da máquina partidária, que, muito dificilmente terá padrão de funcionamento diferente do desejado pelos seus operadores. Se o dirigente não quer trabalhar e lutar, a base partidária, sem referência e comando, acomoda-se no imobilismo.

Para o PT ser um partido militante, seus dirigentes têm que se mobilizar para mobilizar a base de filiados. Porque a base de filiados mobilizada é que vai atuar no cotidiano da sociedade e mobilizar para a luta a classe trabalhadora. A base de filiados de um partido é a sua reserva de militantes, que podem ou não ser convocados e postos na ativa. Como num exército. Hoje, infelizmente, graças à inoperância dos dirigentes petistas, a base de filiados do PT é uma imensa reserva militante ociosa. Isto significa que, na prática, o PT como partido militante simplesmente inexiste, continua sendo um projeto correto, mas sem perspectiva nenhuma de ser realizado, pela absoluta falta de comprometimento e disposição para o trabalho dos seus dirigentes.


<<< Página anterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.