sexta-feira, 16 de maio de 2014

Capítulo 10 - A organização do partido e a definição do seu repertório de táticas devem preceder à concepção da estratégia.

Da Parte 1 do Projeto Ação PT de Diretório Zonal

A História mostra que os exércitos sempre foram organizados e treinados no uso de um conjunto de táticas elementares em tempos de paz, muito antes de surgir ocasião de terem que usar estas táticas contra um inimigo real, em combate. Pois, com o partido deve dar-se o mesmo.

Um partido - assim como um exército - só poderá ser capaz de realizar sua estratégia se estiver devidamente organizado e adestrado no uso das táticas que poderão conduzi-lo a resultados na disputa política que representem avanços na realização dessa estratégia.

Os exércitos não criam táticas novas sob medida para cada estratégia, apenas escolhem a tática mais adequada a cada circunstância, entre uma variedade de táticas já existentes e previamente treinadas. Com o partido não deve ser diferente. Assim como nos exércitos, sua organização e a definição do seu repertório de táticas devem preceder à concepção de qualquer estratégia.

Em "Da guerra', Clausewitz corrobora esta tese quando diz, num capítulo intitulado "A Formação de Batalha do Exército":
"Por formação de batalha referimo-nos à distribuição e à composição das armas* como partes individuais do todo, bem como a disposição que servirá como uma forma padrão durante toda a campanha, ou durante toda a duração da guerra.

Assim, num certo sentido a formação de batalha consiste num componente aritmético e num geométrico: organização e disposição.

O primeiro tem origem na organização normal do exército em tempo de paz. Determinadas partes, como batalhões, esquadrões, regimentos e baterias são tratados como unidades que servem como blocos de construção para estruturas maiores que, por sua vez, formam o conjunto, dependendo das exigências do momento.

Semelhantemente, os planos do exército começam pelas táticas elementares nas quais foi instruído e adestrado em tempo de paz - características não sujeitas a alterações fundamentais uma vez deflagrada a guerra. Isto, juntamente com as situações que exigem o uso das tropas na guerra e que, numa maior escala, estabelecem as normas segundo às quais o exército é disposto para a batalha.

Esta tem sido sempre a regra quando grandes exércitos vão para o campo e houve até mesmo épocas em que a formação de batalha era considerada a parte mais importante do combate."


Clausewitz

===================================================

* Armas - arma é cada uma das divisões de um exército (infantaria, artilharia, cavalaria, etc.)

Já em 1901, Lenin publicou no jornal russo Iskra um artigo intitulado "Por onde começar?", em que diz:
"Hoje citam as palavras de Liebknecht: 'se as circunstâncias mudam 24 horas, há que mudar de tática também em 24 horas', (...)

(...)
Em 24 horas se pode mudar de tática na agitação em relação a algum problema especifico, pode-se mudar de tática na realização de algum detalhe da organização do partido; mas mudar, não falando em 24 horas, o destino dentro de 24 meses acerca do critério a se fazer, falta em geral, sempre  em absoluto, uma organização combativa e uma agitação política entre as massas, [é] algo que somente pessoas (sem?) princípios podem fazer. [1]

É ridículo falar de situação distinta, de alteração de períodos: trabalhar para criar uma organização combativa e fazer agitação política é obrigatório em todas as circunstancias 'monótonas e pacíficas', em qualquer período de 'decadência do espírito revolucionário'.

E mais: justamente em tais circunstâncias e em tais períodos é necessário de uma maneira especial este trabalho indicado, pois nos momentos explosivos e bombásticos já é tarde para criar uma organização; a organização deve estar preparada para expandir imediatamente sua atividade.

'Mudar de tática em 24 horas!'. Mas para mudar de tática há que começar por ter uma tática, e se não existir uma organização forte, com experiência de luta política em qualquer situação e em qualquer período, não se pode nem falar de um plano sistemático de atividade baseado em princípios firmes e aplicado rigorosamente, de um único plano que mereça o nome de tática.

(...)

O jornal não é só um propagandista coletivo e um agitador coletivo, mas também um organizador coletivo. Neste último sentido se  pode comparar com os  andaimes que se levantam ao redor de um edifício em construção, que assinalam seus contornos, facilitam as relações entre os distintos construtores, ele ajuda a distribuir a tarefa e a observar os resultados gerais alcançados pelo trabalho organizado."


================================================

[1]  Este trecho, cuja tradução parece realmente muito confusa, é citado por Lenin em seu livro "Que fazer?", de 1902. Na cópia que tenho, ele vem traduzido da seguinte forma, bem mais clara:  
"Em 24 horas, pode-se modificar a tática da agitação sobre algum ponto especial, modificar um detalhe qualquer na atividade do Partido. Mas, para modificar, não direi em 24 horas, mas até em 24 meses, suas concepções sobre a utilidade geral, permanente e absoluta de uma organização de combate e de uma agitação política nas massas, é preciso estar desprovido de todo princípio orientador."
O que Lenin quer dizer é que não se prepara um partido para o combate do dia para a noite. Quando as circunstâncias exigem, o partido deve estar pronto para entrar em ação imediatamente. E para isso é preciso que haja um longo trabalho de preparação - organização e adestramento tático - no período que antecede a sua convocação para a luta.

Isto significa que o trabalho de preparação do partido para o combate - ação coletiva coordenada - deve ser constante, ininterrupto, exigindo disciplina de todos os seus membros, principalmente dirigentes.

Esta ampla participação dos filiados depende, antes de tudo, do funcionamento pleno e regular dos diretórios.

E o funcionamento dos diretórios, por sua vez, depende da forma como são administrados, ou seja, do modo como são planejados, organizados, dirigidos e submetidos a avaliações de desempenho e cobranças.

<<< Página anterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.