terça-feira, 16 de setembro de 2014

Re: Fwd: Compromisso da Reforma Política.

(Mensagem enviada em 16 de setembro de 2014 à lista de e-mails do 1º Diretório Zonal e publicada em sua página na web com os números 16011 e 16012. Trata-se de comentário ao post de um companheiro que é membro suplente do diretório)


Por questões de segurança, alguns dados citados na mensagem original estão sendo omitidos nesta edição pública e substituídos por asteriscos (*)

***

Bem, Carlos Kalifa. Diante de uma convocatória dessa, com meta, prazo e tudo, e se todos nós sabemos da importância da Reforma Política para a continuidade do projeto petista no governo, o que este diretório espera para atendê-la?

Conforme a pesquisa que fiz e que já enviei a vocês em mensagens anteriores, temos (*) filiados com endereços nos 17 bairros da zona sul e nos bairros de Santa Teresa, Glória e Centro. Insisto no que venho dizendo a vocês: vamos até eles, companheiros.

Se conseguirmos falar com cada um destes filiados, explicar o que é e do que trata esse projeto de lei de iniciativa popular; se conseguirmos colher suas assinaturas e convencer cada um deles a pegar mais 5 assinaturas entre familiares, amigos e colegas de trabalho ou estudo, nós poderemos alcançar, em tese, até (*) mil assinaturas.

Seria uma boa contribuição para esta importante campanha do PT.

Mas, mesmo que atingíssemos apenas metade desse número, ou seja, se conseguíssemos colher (*) mil assinaturas, também considero uma boa contribuição.

Qualquer coisa, aliás, que esse diretório consiga fazer para se aproximar de sua base, da qual sempre andou distante, será algo extremamente positivo para o PT e, portanto, digno de ser muito comemorado.

Já faz uma semana que enviei ao 1º Diretório Zonal, através desta lista de e-mails, minha proposta da criação de Comitês de Filiados por Bairro. Em resposta que recebi ontem, também nesta lista, o secretario geral do diretório, companheiro Marcus Vinícius, disse que gostou da ideia e que a botaria em pauta para ser discutida. Mas só depois das eleições.

Também aqui na lista, respondi a ele expressando as razões da minha discordância quanto a esse adiamento e da convicção que tenho de que a criação desses Comitês de Filiados por Bairro tem começar agora, imediatamente, e não ficar para depois das eleições.

Pois essa mensagem que recebemos agora da Vice-Presidente do PT e Coordenadora Nacional da Reforma Política do partido, é mais uma fortíssima razão para darmos urgência máxima à criação dos Comitês de Filiados por Bairro na 1ª zonal.

Como eu disse na primeira mensagem, em que apresento a proposta de criação dos comitês e anuncio o envio ao diretório das planilhas de filiados já organizadas para servir a esse fim, os Comitês de Filiados de Bairro teriam a função de ser braços do diretório zonal nos bairros, através dos quais o diretório poderia planejar,organizar e dirigir as ações do partido em cada bairro, mantendo o comando do conjunto das ações simultaneamente realizadas.

Ressalto que as planilhas que fiz e enviei ao diretório, com os filiados já distribuídos por bairro, logradouro, edificação e unidade habitacional, já são meio caminho andado para que se possa instalar os comitês.

Ao visitar cada filiado para confirmar dados e pegar os que faltam para permitir o estabelecimento de canais de comunicação do diretório com cada um, o militante-entrevistador aproveitaria a ocasião para fazer uma breve discussão sobre a Reforma Política, colher a assinatura do filiado no abaixo-assinado do projeto de lei de iniciativa popular e, ao fim, propôr a ele que assuma com o PT o compromisso de pegar mais, pelo menos, 5 assinaturas em seu círculo social. Esse seria, basicamente, o roteiro de trabalho do militante em cada visita.

Temos, portanto, 39 dias até o 2º turno da eleição presidencial e 14 dias para enviar os formulários com as assinaturas colhidas na zonal à sede do PT Nacional, atendendo à solicitação da Coordenadora Nacional da Reforma Política do PT, Gleide Andrade. Estes são os prazos. O desafio agora é tentar mover essa zonal para cumpri-los, da melhor forma possível.

Penso que esse diretório, no curto espaço de tempo que tem, deve fazer o maior esforço possível para colher e enviar ao PT Nacional as assinaturas, pelo menos, da totalidade dos filiados de sua base territorial. Essa deveria ser a nossa meta mínima.

Termino citando, para lembrar, o resumo da proposta de criação dos comitês de bairro que botei no início da mensagem enviada e esta lista no dia 9/9/2014. Ali eu digo:
PROPOSTA: Criar Comitês de Filiados por Bairro para permitir que o 1º Diretório Zonal, em cumprimento do que determina o Estatuto do PT:
1) garanta direitos e cobre deveres dos filiados de sua base; 
2) garanta o funcionamento de sua democracia partidária; e 
3) tenha poder de ação:
- para organizar e dirigir as lutas dos trabalhadores de sua jurisdição; 
- para lutar pela reeleição de Dilma; 
- para lutar pela eleição de Lindbergh; 
- para lutar pela ampliação das bancadas do PT nos parlamentos estadual e federal; e  
- para realizar a campanha de coleta de assinaturas para os abaixo-assinados dos projetos de lei de iniciativa popular da Reforma Política e da Democratização da Mídia

Um abraço, companheiro Carlos Kalifa.

Silvio Melgarejo

16/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.