"Mas uma coisa essa gente toda tem em comum, desviar o foco do que é importante neste momento: organizar as mobilizações de rua pela Reforma Política: Plebiscito Já."
(Eugênia Loureiro)
Pois, vamos nós, aqui da base, ajustar esse foco, Eugênia. Eu concordo com você que a prioridade, nesse momento, é mobilizar o povo em torno do tema da Reforma Política. Mas como fazer isso, se o próprio partido não se mobiliza, por falta de organização? A desorganização impede que o PT transforme o potencial político representado por sua base de filiados, em força política real e atuante na sociedade, capaz de levar para as ruas o tema da Reforma Política, e impulsionar e dirigir mobilizações a partir de cada bairro da cidade. Vejo que os companheiros que aqui se manifestam nesta lista, defendem políticas diferentes, do ponto de vista programático e eleitoral; mas, lamentavelmente, parecem todos comungar do mesmo desinteresse, eu diria, até mesmo, desprezo, pela organização do partido, que eu prefiro chamar de administração partidária.
No dia 4 de julho, fiz o seguinte comentário a um artigo de José Dirceu que você postara no dia anterior, intitulado, "Sem mobilização e luta popular, não haverá plebiscito":
"Como mobilizar as massas, se não conseguimos mobilizar nem os nossos filiados? E por que não os mobilizamos? Porque falta ao partido organização. Essa é a discussão que tenho proposto a você, Eugênia, e aos demais companheiros dessa lista. Sem organização, não se faz revolução, nem reformas, não se ganha eleição, não se pressiona parlamento, nem se ajuda a sustentar governo nenhum. Partido desorganizado, é partido fraco, sem musculatura prá enfrentar e vencer o vale-tudo da disputa política com a direita e com a burguesia."
(mensagem 13480 de 04/07/2013)
Já no dia 6 de julho, enviei a esta lista uma mensagem denunciando um fato que tenho certeza de ser gravíssimo. Descobri que o presidente do 1º Diretório Zonal, Ricardo Quiroga, aproxima-se de encerrar sua gestão, sem nunca ter tido acesso a uma lista de filiados com dados para contato. Isso é o cúmulo da desorganização. É uma falha tão primária que custa-se a crer que tenha mesmo havido e, pior ainda, que ninguém tenha percebido que isso é um verdadeiro escândalo.
Pois bem, eu publiquei a mensagem "DENÚNCIA: Presidente da 1ª zonal não tem listagem de filiados" (mensagem 13517) no dia 6 de julho (de 2013) contando como descobri isso, expressando minha opinião sobre o que este fato representa para o partido e apontando os responsáveis que são, a meu ver, indiscutivelmente, o 1º Diretório Zonal e o Diretório Municipal.
Até agora, ninguém se manifestou publicamente sobre essa denuncia que fiz. A mensagem não foi confirmada, não foi contestada, não foi questionada, não foi sequer comentada por ninguém. O que isso significa? Ainda não sei. Talvez seja mais uma expressão da indiferença de todos vocês em relação ao tema da organização (ou administração) partidária. Se for isso mesmo, creio que é algo bastante preocupante. Porque o mais grave equívoco que um partido, como o nosso - que pretende ser democrático, de massas e de quadros, militante e dirigente - pode cometer, é descuidar de sua organização (administração). Isso, mais do que qualquer estratégia ou política de alianças equivocada, é o que mais seguramente pode nos levar à ruína. A falta de organização (administração).
Um abraço, companheira.
Silvio Melgarejo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.