Sobre a imagem acima, que tem sido por oposicionistas no Facebook, digo o seguinte:
A Globo é um partido político e Sardenberg é um militante.
É a declaração de um militante de partido político de direita e não de um jornalista de economia que passo a comentar nas próximas linhas.
Em primeiro lugar, é falsa a afirmação de que a pobreza tem sido combatida, pelos governos petistas, apenas através da transferência direta de renda, por meio de programas como o Bolsa Família e o Brasil Carinhoso. Como também é falsa a afirmação seguinte de que "a economia não consegue gerar emprego e renda para essa gente".
A verdade que a Globo tenta esconder, é que, só o governo Lula, em seus dois mandatos, gerou 15 milhões de empregos formais, contra apenas 5 milhões gerados nos dois governos de FHC. Já Dilma, em seu primeiro ano de governo, e em plena crise econômica mundial, gerou mais de 1 milhão e 300 mil empregos com carteira assinada.
Quer falar de renda, Sardenberg? Será que você desconhece que, em apenas uma década de governos petistas, o salário mínimo teve uma elevação de seu poder de compra da ordem de 70%?
Será que desconhece, além disso, que com as baixíssimas taxas de desemprego que temos tido no Brasil, a demanda por mão de obra tem sido, frequentemente, maior que a disponibilidade ociosa, e que, graças a isso, os salários, há anos e em quase todas as categorias, têm tido ganhos reais, acima da inflação?
É bom que sempre se destaque, que este cenário altamente positivo, que Sardenberg finge não ver, tem se mantido a despeito da crise gravíssima que tem destruído as economias de vários países, com repercussões sociais que vão desde o desemprego e a redução de salários, até à perda de direitos historicamente consagrados. Nada disso se verifica por aqui.
Como se vê, Sardenberg e seus patrões da Globo, fundamentam suas teses em informações cuja natureza falaciosa facilmente se demonstra. Eles contam com a desinformação das pessoas para disseminar mentiras e induzi-las a conclusões que os fatos reais, vividos pelas pessoas e mensurados pelos pesquisadores, negam-se a respaldar.
Para encerrar, quero comentar a última frase do discurso de Sardenberg, citado na imagem de abertura desse tópico:
"O fim da pobreza depende de dois outros fatores: crianças e jovens nas escolas e qualidade do ensino".Mais uma falácia do “sábio” Sardenberg.
Em primeiro lugar, crianças e jovens famintos não aprendem nada. Se suas famílias não tiverem uma renda que lhes assegure a alimentação, a qualidade do ensino nas escolas não poderá beneficiá-los.
Em segundo lugar, pobreza é ausência ou carência de riqueza. A única maneira de combatê-la é transferir riqueza. Quando possível, essa transferência deve ser feita sob a forma de salário. Quando não, tem que ser feita sob a forma de benefício estatal. Trata-se, neste caso, de uma ação de emergência, semelhante à transfusão de sangue que se faz para salvar e manter a vida de uma pessoa vitimada por hemorragia.
Pois é isso, mesmo, o que o governo do PT tem feito. Tem transferido renda para os mais pobres através da geração continuada de empregos formais, de aumentos seguidos de salários e de benefícios emergenciais diretos, concedidos através de programas como o Bolsa Família e o Brasil Carinhoso.
A classe media de direita, caracterizada por patológico egoísmo e insensibilidade social, despreza os indiscutíveis avanços que tem sido feitos na última década. Luta, ao contrário, para que haja um retrocesso. Seu mundo ideal é o do “cada-um-por-si-e-o-Estado-pela-classe-media”. Ser burguês é o sonho dessa gente mesquinha, incapaz de perceber a dor do próximo, muito menos de se regozijar quando essa dor encontra alívio. Abominam a igualdade, enquanto sonham intimamente com injustificados e injustos privilégios.
Essa “raça de víboras” nunca deixará de resistir a qualquer esforço que se faça visando à redução das desigualdades sociais no país. Mas será derrotada, como em 2002, 2006 e 2010, nas urnas e nas ruas, pelo próprio povo brasileiro, que, em sua imensa maioria, é constituído por gente justa, generosa e solidária, que reconhece e aprova os esforços e os resultados que tem sido apresentados à sociedade pelo governo do Partido dos Trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.