quinta-feira, 20 de junho de 2013

A polícia sempre agiu assim com os pobres.

(Comentário publicado na página do Facebook de uma ex-companheira do PT)

Por que a surpresa, Geisy? A polícia sempre agiu assim com os pobres. Quando atinge a classe media...

Criaram um clima de guerra, de convulsão social. na cidade. Depredaram, queimaram, picharam e roubaram patrimônio público e privado. Tentaram invadir prédios públicos, destruíram lojas, agências bancárias, cabines da PM, postes, placas de sinalização, tocaram o terror.

Em qualquer lugar do mundo civilizado a polícia agiria da forma como a nossa agiu. A polícia é sempre mais truculenta em situações críticas do que em situações ordinárias. E, nesses dias, houve vários momentos críticos, em que a polícia foi chamada, pela própria classe media, a restabelecer a ordem perturbada.

Considerando os problemas que tem a nossa polícia, que todos bem conhecemos, é até uma surpresa, isto sim, que não ela tenha agido de modo pior. É possível haver algo pior do que o exibido em vídeos como este postado por você? Sim, é possível. Um clima como o que foi criado ontem, associado ao despreparo de policiais, já deu ensejo a eventos trágicos, como o massacre do Eldorado de Carajás.

Aqui o que se fez foram ações de dispersão. No meu tempo, não havia gás de pimenta nem bala de borracha, mas tinha gás lacrimogênio e bomba de efeito moral. Usava-se mais o cacetete do que tenho visto. Tudo isso incomoda e machuca. Quem não tá acostumado se assusta. E a maioria de nós não esta acostumada, mesmo, com isso, e nem poderia estar. Afinal, não é todo dia que o Rio tem convulsão social. Uma menina palestina tiraria isso aqui de letra e 'inda daria risada.

Não dava prá esperar nada melhor do que vimos, da polícia. Pior, sim, e, felizmente, não aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.