terça-feira, 18 de novembro de 2014

Sem organização, o partido é uma máquina desmontada. Debate com o presidente do 2º Diretório Zonal e outros companheiros.


Compartilhei ontem esta imagem em minha página pessoal no Facebook e em algumas comunidades petistas. A publicação deu início ao debate que reproduzo abaixo.

Messias Gonçalves Cardoso - "A máquina é de todos nós, quais são suas avaliações para que possamos avalia-lo, Silvio?"

Silvio Melgarejo - "A máquina é de todos nós. Mas você conhece o estatuto do partido? Sabe que ele estabelece prerrogativas e responsabilidades diferentes para filiados de base e dirigentes? Pelo visto, não. Eu sou filiado de base. E você? É dirigente? Leia, por favor, o estatuto do seu partido."

Jose Aureliano Barbosa - "Todos nós militantes que acreditam e lutam por um Brasil melhor, a luta continua."

Silvio Melgarejo - "Nós somos 'peças' da 'máquina', Jose Aureliano Barbosa. Quem tem que juntar as peças e montar a máquina é a direção do partido. Esses dirigentes são eleitos no Processo de Eleição Direta (PED) e compõem instâncias chamadas 'diretórios'. Os diretórios têm atribuições que estão definidas no estatuto do partido. Uma das missões dos diretórios é exatamente organizar a sua base de filiados. Para isso, eles precisam cumprir as seguintes tarefas que cito abaixo:"



Juliana De Brito Sellani - "Somos militantes e não fugimos a luta ...."

Silvio Melgarejo - "Os filiados ficam em sua imensa maioria dispersos e sem contato nenhum uns com os outros e com a direção do partido exatamente porque estas atribuições previstas no estatuto do PT não são em geral cumpridas pelos nossos diretórios."

Jorginho Do Andaraí - "Isso não é verdade. Sou presidente do diretório da 2ª Zonal do PT no Rio de Janeiro e sei muito bem quem são os filiados e filiadas do partido."

Silvio Melgarejo - "Jorginho Do Andaraí. Você tem endereços, telefones e e-mails atualizados de TODOS em seu cadastro? Mantém contato permanente com TODOS como determina o Estatuto? Como você faz essa atualização do cadastro? Pode dizer?"

Jorginho Do Andaraí - "Silvio Melgarejo não compete ao presidente do Diretório Zonal tomar conta de filiados/as 24 horas por dia. Acabamos de sair de uma eleição nacional e a militância do partido mostrou sua força e organicidade. No RJ estamos trabalhando com núcleos do partido e cabe aos coordenadores/as dos núcleos manter sua organização interna. A 2ª Zonal é composta por 11 bairros e 23 comunidades. Desta forma sabemos quem são os filiados do partido."

Silvio Melgarejo - "Jorginho Do Andaraí. O que você chama desdenhosamente de 'tomar conta de filiados' eu chamo de 'fazer trabalho de base'. E isso compete sim, companheiro, ao presidente e ao conjunto do seu diretório zonal, particularmente à sua comissão executiva. É para isso que vocês foram eleitos no PED, para cumprir deveres que estão muito bem definidos no estatuto do partido, que todo dirigente tem a obrigação de conhecer e cumprir. 

Cito abaixo dois artigos do estatuto do PT, aos quais já fiz menção acima, que estabelecem claramente como COMPETÊNCIAS dos diretórios zonais a manutenção do cadastro de filiados e a comunicação permanente com todos os filiados. Dizem estes artigos:
'Compete aos Diretórios Zonais (...) manter em dia o cadastramento dos filiados e filiadas do Zonal.' (Artigo 87, letra 'c', do Estatuto do PT)

'Compete à Comissão Executiva Zonal (...) informar e atualizar TODOS os filiados e filiadas sobre políticas, propostas, publicações, materiais e demais iniciativas do Partido.' (Artigo 88, letra 'g', do Estatuto do PT)
O estatuto é claro. Estas duas tarefas são atribuições dos diretórios zonais, que são instâncias dirigentes, e não dos núcleos, que são instâncias de base. 

O que você está dizendo é que simplesmente transferiu para os coordenadores de núcleos uma responsabilidade que o estatuto do PT diz, com todas as letras, ser sua, como presidente do diretório zonal. 

Eu não sei quantos núcleos você tem realmente estruturados e atuantes na sua zonal. Mas tenho absoluta certeza de que a imensa maioria dos filiados da sua base territorial está fora deles, dispersa e sem contato com o partido, como a maioria dos filiados Brasil afora.

O seu depoimento é importante, Jorginho, porque confirma o que venho dizendo. Os dirigentes dos diretórios do PT não têm a disciplina do trabalho de base e por isso não cumprem a missão de organizar o partido em suas jurisdições.

A verdade é que os diretórios raramente funcionam e inexistem rotinas de trabalho em suas secretarias. E isso acontece porque não existe controle e cobrança tanto da base destes diretórios quanto das instâncias que lhes são superiores.

Eu te pergunto, Jorginho: que tarefas têm cumprido regularmente os seus secretários de Organização, Finanças, Comunicação, Formação Política e Mobilização, desde que tomaram posse no início do ano? Não me refiro, evidentemente, a campanhas e sim a tarefas específicas de cada secretaria, que são vitais para o funcionamento regular do partido.

Um abraço, companheiro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.