Trecho de um discurso do Lula proferido em 13 de agosto de 2013.
"Eu acho fantástico esse movimento que aconteceu [os protestos de junho de 2013] porque é a chance do PT voltar a debater política."
"Porque o PT... nós temos que ter consciência... Eu vou contar prá vocês porque que eu deixei de ser deputado em 1990. Eu deixei de ser deputado em 1990 depois de ter feito aquela memorável campanha de 89, quando todo mundo lá em São Paulo achava que eu ia ter 1 milhão e 200 mil votos... Eu vou dizer prá vocês poque que eu deixei de ser deputado. Porque começou um debate dentro do PT, que só tinha importância dentro do PT quem era deputado, que só tinha vez dentro do PT quem era deputado, que só era ouvido dentro do PT quem era deputado."
"Eu deixei de ser deputado, João Paulo, prá provar que se a gente quiser servir ao nosso partido, a gente não precisa de cargo, a gente precisa é de vontade, e de trabalhar e se dedicar."
"Nunca... Vocês estão lembrados... Se tem alguém que perdeu eleição nesse país, fui eu. E vocês são testemunhas de que eu perdia as eleições em outubro, chorava novembro e dezembro, e em janeiro eu 'tava visitando os estados brasileiros prá levantar o moral da tropa. E é isso que tá faltando. E eu sei o sacrifício que o companheiro Rui tem feito de viajar esse país."
"Porque nós precisamos dizer prá nova direção do PT: mais pés na estrada e menos bunda na cadeira. Porque esse país necessita nesse momento de um partido que enfrente o debate com o povo."
"Ah, o cidadão não gosta de política, eu odeio política, ninguém presta, todo mundo é ladrão. Pergunte em quem que ele votou na última eleição. A primeira pergunta é perguntar em quem que você votou na última eleição. E se ele continuar falando que não gosta de política, que não acredita em política, porque a imprensa passa 24 horas por dia esculhambando político. E eu fico puto porque os políticos não reagem. Eu fico puto da vida. Como é que fica tão quieto."
" Pois bem... Eles ficam xingando a classe política, dizendo que não gosta de política. Pois bem, manda ele entrar, manda ele criar um partido, se candidatar. Porque o político decente, honesto, combativo, tá nele, não tá em mim. Manda ele entrar na política. É fazendo esse desafio que a gente vai provocar essa juventude a fazer política, não é aceitando que eles estão certos pura e simplesmente não."
(Lula, 13/08/2013)
ASSISTA O DISCURSO NA ÍNTEGRA
O trecho transcrito acima está entre 00:18:00 e 00:21:02.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.