quinta-feira, 23 de maio de 2013

Re: Para avançar mais é preciso mais democracia. (1)

(Mensagem enviada à lista de e-mails do 1º Diretório Zonal e publicada em sua página na web em 23 de maio de 2013, com o número 12934. Trata-se de resposta ao comentário de uma companheira)

O problema, Regina, é que, a julgar pelas mensagens que circulam em nossa lista, a direção nacional do partido não está conseguindo se comunicar com a base de filiados. Há uma completa falta de sintonia. Parece que a direção tem uma pauta e a base tem outra.

Estamos diante da primeira chance, em muitos anos, de aumentar o número de filiados-militantes do partido, e corremos o risco de perder essa chance, caso não tenhamos a capacidade de interpretar corretamente a presente conjuntura política e entender o significado do movimento que está sendo proposto pela direção nacional do PT aos seus filiados.

A conjuntura está mudando e obrigando o partido a mudar. Ou a 1º zonal acompanha essa mudança, a meu ver, positiva que está sendo proposta, construindo efetivamente o partido como força política coesa e atuante na região, ou vai continuar sendo o campo de batalhas inúteis e desgastantes de um punhado de filiados-eleitores numa lista de emails em que nem 1/4 dos filiados das zonas centro e sul está inscrito.

Por isso, nós, direção e base, temos uma tarefa importantíssima para desenvolver nos próximos dias, semanas e meses, que é a de criar uma eficiente rede de comunicação interna que envolva todos os filiados da zonal. A zonal da lista de emails, por enquanto, tem cerca de trezentos inscritos.

Se não me falha a memória, há pouco tempo, o presidente Ricardo Quiroga, me disse que a zonal tem cerca de três mil filiados (peço a ele que me corrija, se eu estiver errado). De qualquer modo, o fato é que apenas uma minoria ínfima está inscrita na nossa lista de emails. Se queremos construir um partido realmente forte, temos que ir ao encontro de todos os filiados que ainda estão de fora, e incorporá-los em nossas fileiras. É essa a discussão que proponho às companheiras e companheiros.

Silvio Melgarejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.