sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Um valerioduto, dois partidos e uma corte de incoerentes.

Por Silvio Melgarejo - O esquema chamado 'valerioduto', era um só e serviu a dois partidos rivais, o PSDB e o PT, em momentos distintos. O 'mensalão' do PSDB foi descoberto quando se investigava o 'mensalão' do PT. Justo seria, portanto, que os dois tivessem sido incluídos na mesma denúncia. Não foi isso o que aconteceu. Por razões que ninguém conhece, o procurador Gurgel separou os dois episódios como se não fizessem parte da mesma história, para dar tratamentos desiguais aos dois partidos. O relator do processo contra os petistas, ministro Joaquim Barbosa, poderia ter corrigido isso, juntando em seu voto e levando ao plenário da corte as duas denúncias, que seriam julgadas num mesmo voto. Não o fez, também, não se sabe porque.

Contratantes de um esquema exatamente igual, composto pelo mesmíssimo núcleo operacional – para usar a linguagem do relator Barbosa – conseguiu-se o notável, por absurdo, feito de acusar os núcleos políticos - única diferença que havia afinal entre os dois 'mensalões' - por crimes absolutamente diferentes. Aos petistas imputou-se a acusação de corrupção ativa e formação de quadrilha, pelas quais eles acabaram sendo condenados. Quanto aos tucanos, aceitou-se a alegação de suas defesas de que se tratava de um esquema de caixa 2 de campanha, tese rejeitada no caso do PT.

A partir desse primeiro encaminhamento distinto, rigoroso ao extremo com o PT e, na mesma medida, generoso com o PSDB, dificilmente o mal feito será reparado. Ainda assim, é bom que essas injustificáveis discrepâncias sejam denunciadas à opinião pública e que seus autores, tanto o procurador Gurgel quanto os ministros dos STF, tenham seus atos, carregados de uma alta dose de suspeição, por incoerentes, julgados pela sociedade. É hora, portanto, de dar visibilidade ao 'dois pesos, duas medidas' adotado pelo MPF e pela suprema corte do país. É hora de expor, sem dó, suas hipocrisias. Mas é hora, sobretudo, de admitir, depois do escândalo que foi o julgamento da AP 470, pelo STF, que nossas instituições democráticas ainda são falhas e que precisam ser aperfeiçoadas para o bem da nação e da cidadania. JULGAMENTO DO MENSALÃO TUCANO, JÁ!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.