A mídia golpista está em festa, companheiros, porque Dilma garantiu que Lula nunca ocupará a tribuna do Jornal Nacional para afrontar suas mentiras, falando diretamente ao povo, com a credibilidade que ele, mais do que ninguém, consegue sempre inspirar.
Notinhas lidas por um William Bonner irônico ou entediado, por melhores que sejam os textos, nunca terão o mesmo efeito devastador da infâmia que teria a presença indignada do próprio Lula, falando ele mesmo, de viva voz, olhos nos olhos do povo brasileiro, dizendo "isto é mentira, a verdade é esta que vos falo".
Era disso que a Globo tinha medo, da presença impactante de Lula na tela do vídeo, vociferando contra os caluniadores e desmascarando-os. Mas Dilma tratou de tranquiliza-la.
Continuaremos vendo Lula ser atacado em superproduções de audiovisual e tendo que responder apenas através de notinhas burocraticamente lidas por William Bonner, sem um sinal sequer da emoção que o próprio Lula transmitiria se ele mesmo fizesse sua defesa.
Dilma preservou com seu veto o privilégio da Globo de falar sozinha e com isso controlar corações e mentes da sociedade brasileira.
Porque o texto do direito de resposta terá sempre que passar pelo filtro da interpretação de quem vai lê-lo e isto basta para a Globo conseguir anular o seu efeito.
"O meio é a mensagem", já disse um sociólogo.
A mensagem de Lula é o próprio Lula.
A opinião do Lula, lida pelo Bonner, será apenas a mensagem da Globo referindo-se a Lula.
Não será a mensagem do Lula, por isso não alcançará o coração do povo como alcançariam as palavras ditas pelo próprio ex-presidente.
No afã de defender Dilma, muitos de vocês não estão conseguindo enxergar isto.
Minimizam o que nem os tucanos e a Globo minimizaram.
Eles consideram o veto de Dilma uma vitória.
E vocês fazem de tudo para se convencerem de que também são vitoriosos. Não são. Nós fomos derrotados, companheiros. A democracia foi derrotada, porque podia ter dado um passo à frente e foi impedida pela nossa presidenta.
Lula continuará sendo atacado com taco de beisebol pela Globo e não terá mais do que um mata moscas para se defender (a analogia é de Roberto Requião). Como podem considerar isto uma vitória? Isto é uma derrota, companheiros. Uma derrota que abre caminho para muitas outras derrotas porque nos mantém completamente desarmados perante a mídia da direita. Se não fosse assim a Globo não estaria festejando tanto este veto da Dilma. A Globo festeja porque sente-se aliviada, livre de uma ameaça real ao seu monumental poder.
O veto da Dilma é, portanto, uma importante vitória da Globo e uma derrota para o PT e para a democracia brasileira. Porque a Globo conseguiu preservar intacto o controle absoluto que sempre teve das emoções do povo.
Graças a esta desastrada intervenção de Dilma, a Globo vai poder continuar massacrando impiedosamente Lula, os petistas e seu partido, sem jamais poder ser contestada em igualdade de condições pelas vítimas de suas calúnias.
E há petistas que ainda conseguem ver nisto uma vitória. Festejam até junto com a Globo e os tucanos. Será que não desconfiam desta inusitada concordância?
Acreditam mesmo que Globo e tucanos aprovariam um direito de resposta que protegesse realmente Lula e o PT dos seus ataques?
Não veem que eles festejam o veto exatamente porque vão poder continuar nos atacando impunemente?
Silvio Melgarejo
13/11/2015
https://www.facebook.com/notes/silvio-melgarejo/veto-de-dilma-impede-lula-de-responder-aos-que-lhe-caluniam-na-tribuna-do-jornal/1159324480747616
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.