Mas que trabalhador vai gastar o pouco tempo que lhe sobra numa rotina massacrante de trabalho para participar de mobilizações em defesa de um governo que não considere ótimo?
Ninguém luta para defender um governo regular, muito menos um governo ruim. Governos ruins são rejeitados e governos regulares são apenas tolerados.
As massas só defendem governos que as empolgam. Não basta ser regular, que, governo medíocre, a ninguém empolga.
Governo de esquerda tem que ser ótimo. Senão o povo não apoia nem defende de nada. Na hora do golpe de Estado, ignora, deixa rolar, ou até ajuda a derrubar, se a insatisfação for muito grande.
O QUE É UM GOVERNO ÓTIMO, PARA O POVO
Mas, afinal, o que é um governo ótimo para o povo? É um governo com resultados ótimos? Não necessariamente.
Os resultados do governo podem não ser ótimos e o povo ainda assim considerar o governo ótimo.
Porque além dos resultados, o povo também julga a atitude do governo frente às dificuldades.
É evidente que o povo espera os melhores resultados do governo.
Mas não espera milagres, nem exige o impossível.
O que o povo espera e exige de qualquer governo é que o governo trabalhe mas, quando trabalho não baste, também lute contra os seus inimigos para lhe proporcionar a melhoria de vida que ele deseja.
Se, na percepção do povo, o governo corresponde a essa expectativa, o povo pode considerá-lo ótimo, mesmo que não alcance os melhores resultados.
O povo sabe que tem inimigos. Só não sabe quem são porque os inimigos se apresentam e lhe são apresentados como seus amigos.
Se o governo desmascara esses inimigos e mostra uma firme e inabalável disposição de combatê-los, o povo, percebendo, aprova, apoia e luta junto com ele.
Porque a luta do governo faz com que o povo acredite na possibilidade da conquista e a expectativa da conquista o anima a também lutar, ao lado do governo.
Mas se o governo se acovarda e concilia com os inimigos do povo, o povo acha que são todos iguais, "farinhas do mesmo saco", desaprova e o abandona ou volta-se contra ele, em franca oposição, tomando-o por inimigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.